hhhhh
 

06/01/2013



 

Manteiga ou margarina? Novo estudo diz que a segunda é pior para a saúde

Pesquisa americana mostrou que o ômega 6 presente na margarina pode contribuir para inflamações

manteiga ou margarina


Se você costuma usar margarina e não manteiga, pensando que este hábito pode fazer bem ao seu organismo, aqui vai um alerta. Segundo o jornal Daily Mail, um estudo publicado no British Medical Journal mostrou que esta troca pode duplicar o risco de morte por doenças cardíacas.


O estudo foi feito em Sydney (Austrália), com 458 homens de 30 a 59 anos que sofreram ataque cardíaco recentemente. Metade deles foi aconselhada a cortar a margarina – que contém gordura vegetal poli-insaturada, ou ômega 6 – e a outra metade a cortar a manteiga.


Os que consumiram o produto com ômega 6 (também chamado de ácido linoleico) tiveram duas chances de morrer por vários fatores, entre eles as doenças cardíacas. A explicação dos estudiosos é que o ácido linoleico – presente na maioria das dietas ocidentais e encontrado em óleos vegetais, como de milho e girassol – depois de ingerido é transformado em ácido araquidónico, que acaba provocando a liberação de substâncias que causam inflamações.


Esta descoberta está dividindo os estudiosos nos Estados Unidos: uma parte acha que ela poderá mudar as recomendações de dieta ao redor do mundo, enquanto outra ainda acha que é cedo para mudanças de hábitos e que novas pesquisas seriam necessárias.


Fonte: Portal Terral.

Foto: Scx.hu