hhhhh
 

19/12/2011



Quer baixar a pressão arterial? Durma mais!

Deitar-se uma hora antes pode afastar a hipertensão, segundo estudos


Dormir ajuda a baixar a pressão arterial

Dormir mais contribui para baixar a pressão arterial, diz estudo de Harvard. Foto: reprodução.

 

Se você é daqueles que acham que a vida é curta demais para passar um terço dela dormindo e por isso encurta ao máximo suas noites de sono aqui vai um alerta: deitar-se uma hora mais cedo é suficiente para diminuir a pressão arterial. A conclusão é de uma pesquisa da Escola de Medicina de Harvard, publicada pelo jornal Daily Mail.

 

Para chegar a este resultado, os pesquisadores acompanharam 22 pessoas de meia-idade, entre homens e mulheres, que apresentavam sinais de pré-hipertensão e costumavam dormir sete horas ou menos por noite. Enquanto 13 delas passaram a ir para a cama uma hora antes que o normal, as outras mantiveram os antigos hábitos. O resultado: as que repousaram mais, tiveram queda na pressão arterial, que idealmente deve ser de 120/80 mmHg, a popular “12 por 8”.
 

Uma das explicações seria a capacidade do organismo em controlar o estresse, que varia de acordo com o sono, ou seja, quanto mais descansada a pessoa está, menos vulnerável fica em relação aos hormônios do estresse. Depois deste estudo, os pesquisadores acham que aumentar as horas de sono será uma orientação tão comum quanto a de baixar a quantidade de sal para as pessoas portadoras de hipertensão.

 

Fontes: G1, GNT e Portal Terra.